Este é o som que o Sol faz

Parece mais uma meditação com tigela tibetana, mas este na verdade é o som que o Sol faz.

Um grupo de cientistas da Agência Espacial Norte-Americana, a NASA, e da Agência Espacial Europeia, a ESA, usaram dados do Observatório Solar da NASA para mapear as vibrações que formam o “zumbido baixo e pulsante” emitido por nossa estrela.

O resultado é esse:


De acordo com Alex Young, diretor da Divisão de Ciências Heliofísicas do Centro Espacial Goddard da NASA e a voz no vídeo acima, quando qualquer material se move, ondas viajam através dele, e a mesma coisa acontece dentro do sol.

Como nós não podemos enxergar esse tipo de movimento a olho nu, essa “canção” é a tradução de tais ondas em um sentido que podemos realmente compreender: o som.

Embora exista um grau de arte envolvido na criação, a parte da ciência também é muito interessante. A tradução desse zumbido dá aos pesquisadores um melhor entendimento do funcionamento interno da estrela.

“O sol está vibrando em muitas frequências diferentes. Não temos maneiras diretas de olhar para dentro dele, então, usar suas vibrações naturais nos permite fazer isso”, explica Young. [CNN]