Cabra de Damasco: o animal que assustou a internet

Quando um egípcio chamado Ahmed Ramadan postou um vídeo de um bode com uma aparência deformada na rede social Facebook, as pessoas ficaram tão assustadas que começaram a compartilhá-lo se referindo ao animal como “monster goat” (algo como “cabra monstro”).

As imagens virais, no entanto, não mostram nenhum monstro. O animal não é sequer uma aberração: se trata apenas de um indivíduo comum de uma raça conhecida como cabra de Damasco.

É verdade que o macho visto nessas filmagens em particular tem algumas características exageradas, como cabeça desproporcionalmente gigante, pescoço longo e crânio abobadado, mas isso não é muito diferente de qualquer outra cabra desta raça.

Sem ofensas, mas esses caprinos parecem no geral com algo saído de um filme de ficção cientifica ou de terror.


A Cabra de Damasco

Cabras de Damasco são criadas na Síria e em outros países do Oriente Médio há milênios. Embora o animal do vídeo acima tenha sido provavelmente o resultado de cruzamento extremo para enfatizar algumas das características físicas da raça, uma simples pesquisa no Google revela que a maioria desses animais tem a mesma aparência peculiar, como nariz elevado, orelhas que parecem tubos cartilaginosos crescendo para fora do crânio e olhos localizados no lado da cabeça.

Curiosamente, as cabras de Damasco têm um focinho de aparência muito normal quando são jovens, aparentemente para tornar mais fácil a amamentação.

Também nascem com orelhas extremamente longas, que são mais frequentemente cortadas mais tarde na vida, como o animal abaixo, que inclusive ganhou o título de “Cabra Mais Bonita” na competição Mazayen al-Maaz em Riad, no Marrocos, em 2008.

Qualidades

Dito tudo isso, nunca devemos julgar um animal por sua aparência. As cabras de Damasco são em muitos aspectos superiores à maioria das raças de aspecto mais regular.

Por exemplo, são altamente valorizadas pela qualidade geneticamente superior de seu leite, que supostamente ajuda os filhotes a crescerem mais rápido do que os de outras raças. Com cerca de 78 centímetros até o ombro, as cabras de Damasco são maiores do que a maioria das outras raças de caprinos e produzem mais leite.

Também são conhecidas por suas proezas de criação: podem ter de dois a quatro filhotes por gestação. Por fim, sua carne é considerada muito saborosa.
De acordo com a World News Australia, as melhores cabras de Damasco podem custar até 250.000 ryals sauditas (cerca de R$ 260.730, no câmbio atual). [OddityCentral]